EXERCÍCIOS MENTAIS PREVINEM E AUXILIAM O ALZHEIMER

Jogar xadrez ou bridge, resolver jogos de palavras cruzadas e tocar um instrumento musical estão entre as atividades que diminuem o risco para se desenvolver a doença de Alzheimer ou outros tipos de demência.

O “Albert Einstein College of Medicine” no Bronx, New York, Estados Unidos, realizou trabalho que examinou os benefícios da atividade intelectual sobre o processo de envelhecimento cerebral. O estudo teve inicio em 1980 e envolveu 469 pessoas com mais de 75 anos. Este trabalho mostra claramente que o risco de desenvolver quadro demencial cai 75% entre idosos que fazem exercícios cerebrais com regularidade quando comparados com idosos que não realizam exercícios mentais após serem medidos quais desenvolveram demência.

Ver televisão não é considerado exercício mental.

Entre os exercícios mentais que protegem o cérebro contra a sua deteriorização estão os jogos de mesa, atividades sociais e educacionais: tocar música, leitura, resolver palavras cruzadas, dança, jogos de memória, etc.

Foram solicitados aos participantes do trabalho períodos durante o dia para praticarem os exercícios.

Há discussões sobre o que ocorre na intimidade cerebral quando o cérebro é estimulado mas tudo indica ocorrerem mudanças nas estruturas das células nervosas e químicas. Alguns cientistas acreditam ainda que a estimulação mental cerebral provoca a geração de novas células, isto é, novos neurônios. A psicologia ajudaria a biologia...

Atividades mentais previnem a demência ou a demência provoca o desinteresse pelas atividades mentais? Por este trabalho tudo indica que a falta de exercícios mentais estimula o aparecimento de demência.

Dentre as atividades físicas mais positivas estão a dança e a jardinagem.

A dieta deve ser saudável e os exercícios físicos regulares devem ser mantidos.

FALE COM O FISIOTERAPEUTA EM: fisio.marcelo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário