OSTEOPOROSE

O QUE É
Osteoporose é uma enfermidade caracterizada pela diminuição da massa óssea, o que determina a fragilidade do osso. É doença silenciosa que não se manifesta clinicamente. A pessoa só a percebe quando ocorre a primeira fratura.

CAUSAS
Envelhecimento, menopausa, herança familiar, vícios (álcool e fumo), vida sedentária, cirurgias dos ovários e do estômago, imobilização ou repouso prolongado no leito, dietas com baixa ingestão de cálcio ou vitamina D, uso de medicamentos para doenças como diabetes, artrite reumatóide, epilepsia, hipertensão arterial e outras.

PRÉ DISPONIBILIDADE
Pessoas de raça branca ou asiática, ser mulher (a osteoporose é uma doença relacionada às mulheres mas também atinge os homens), baixa estatura e baixo peso (pessoas de constituição frágil).

MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS
Diminuição de altura, corcova da viúva, dores constantes na coluna, dores agudas por fraturas.

PREVENÇÃO
Nutricional;
Confira se você está ingerindo a quantidade diária de cálcio necessária
De 0 a 6 meses = 360 mg
De 6 meses a 1 ano = 540
De 1 a 10 anos = 800 mg
De 11 a 18 anos = 1200 mg
De 19 anos em diante = 800 mg
Gestantes e lactentes = 1200 mg

Acidentes no lar (uso de bengalas);
Correção postural e exercícios físicos adequados. Fazer sempre uma avaliação física e cardiológica antes de praticar qualquer atividade física;
A Fisio Marcelo disponibiliza profissionais altamente capacitados para desenvolver um tratamento multidisciplinar adequado para o seu tipo físico e idade.

TRATAMENTOS
No momento, não existe um tratamento disponível para reverter o quadro de osteoporose. O que se consegue fazer é diminuir a velocidade da perda de massa óssea. Os medicamentos prescritos para osteoporose são variados e só podem ser receitados pelo médico após minuciosa avaliação de cada caso.

DIAGNÓSTICOS
Por exploração clínica, o médico investiga fatores importantes da vida do paciente. Ele solicita exames detalhados como exames laboratoriais, radiografias, ultrassonografia, biópsia óssea transilíaca, densitometria óssea. Avalia a postura e a mobilidade das articulações, conversa sobre hábitos alimentares, atividades físicas, exposição ao sol e observa o tipo físico. O especialista também pesquisa se há na família outros casos de osteoporose.

CURIOSIDADES
No mundo todo, 200 milhões de pessoas sofrem de osteoporose.
Há cerca de 10 milhões de brasileiros com osteoporose.
No país, são registradas 80 mil fraturas de quadril por ano devidas à osteoporose.
Desses pacientes, 15 mil morrem.
As mulheres tem 4 vezes mais chances de sofrer de osteoorose do que os homens.
Depois da menopausa, 1 em cada 3 mulheres está sujeita a ter a doença.

FALE COM O FISIOTERAPEUTA: fisio.marcelo@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário